:::...Baita Chão News...:::: Mídia - Alegrete na Revista National Georgraphic
Alegrete, Centro do Mundo,

12 de julho de 2011

Mídia - Alegrete na Revista National Georgraphic

Que os Alegretenses estão espalhados pelo [resto] do Mundo, isso nós já sabemos.

Um destes filhos do Baita Chão é o fotógrafo da Revista National Geographic, Izan Petterle. Em 2008 ele publicou um ensaio fotográfico sobre maior Desfile Farroupilha do Mundo, que acontece no Alegrete. Por supuesto!

Até hoje, gaúchos e gaúchas de todas as Querências [e também os que não nasceram no nosso campo], identificam-se com as imagens do Alegrete bueno. A real Capital dos gaúchos!

Transcrevo o post aqui com as fotos Izan Petterle, que também pode ser acessado no site da Revista National Geographic.

Márcia Pilar - Correspondente Internacional 
Direto da Central de Jornalismo do Baita Chão News em Três de Maio-RS


Alegrete, uma espécie de capital dos Farrapos

 

Alegrete guarda até os dias de hoje um dos mais originais tipos humanos de nosso país, a figura mítica do gaúcho. Mais do que o gentílico de quem nasce no Rio Grande do Sul, o gaúcho é uma identidade cultural de quem é originário, nascido e criado nos pampas. Quem nasce em outras regiões do estado é simplesmente "rio-grandense", e fim de conversa.



Alegrete é uma espécie de capital dos gaúchos, é o maior município do estado em extensão territorial, intitula-se a "mais gaúcha das cidades", e sedia um dos mais originais eventos de manifestação cultural do país: a Semana Farroupilha.



Aqui a comemoração tem uma marca especial: o incrível desfile do dia 20 de setembro. Literalmente, vê-se na ruas milhares de cavalos e éguas; os participantes vestem-se a caráter, usam suas ricas pilchas e material de arriamento. Diz-se por aqui que é o maior desfile do Rio Grande do Sul, o número oscila entre 5 e 8 mil ginetes.


O espetáculo impressiona, é como fazer uma viagem no tempo, ecos do passado ainda ressoam pelas ruas dessa velha capital farrapa. Acredito que aqui está preservada a originalidade das tradições, esse espírito está representado pela Chama Crioula, fogo simbólico que arde nos CTGs e Piquetes durante eventos tradicionalistas.


Estou fotografando no meio do desfile, procuro por faces, semblantes que representem o verdadeiro gaúcho, esse ser ameaçado de extinção. A cada ano que passa vejo menos figuras representativas dessa linhagem de gente.



Sua origem está intimamente ligada a tradicional atividade pecuária das grandes estâncias pampeanas localizadas nas pradarias do Uruguai, Argentina e Brasil meridional. Esses latifúndios, especialmente do lado brasileiro, estão acabando.



O motivo é o mais simples possível, as propriedades fragmentaram-se em áreas menores, é inevitável a adoção de outros modelos de economia rural, o velho sistema não funciona mais e com ele morre aos poucos o estilo de vida que originou essa quase nação de cavaleiros e amazonas.



As comemorações da Semana Farroupilha ocorrem por todo o estado, nessa época. Penso que, em breve, veremos até carros alegóricos em alguns desses novos "carnavais", quem sabe até algum dia desses algum político populista e "modernizador" vai sugerir uma espécie de "gaúchódromo"... Soa ridículo, eu sei, mas em tempos de neo-colonialismos globais tudo é possível. Mas por aqui nessa cidade, acredito, será sempre um reduto de resistência contra esse tipo de atitude.



Como sou alegretense, gaúcho e brasileiro, essa viagem tem um significado especial, é inevitável o sentido de jornada pessoal. Fazem anos que venho para cá nesse período e sei da necessidade de reinventar esse tema.


O que eu poderia dizer de novo a respeito de algo exaustivamente fotografado, inclusive por mim mesmo? Meu caminho, depois de algumas incertezas sobre como fazer esse ensaio, foi uma abordagem intimista, quase metafísica, dessa condição humana que é "ser gaúcho".

4 comentários:

  1. Detalhe das fotos .... apenas imagens do MAIOR TIME DE FUTEBOL DO MUNDO E DESSE PAIS LINDO QUE EH O RIO GRANDE DO SUL, confere la .... Sport Club Internacional! O resto é RESTO!

    ResponderExcluir
  2. naah!
    os Gremistas deviam tar no preparo do churrasco e longe das lentes da câmera. ehehehe
    ai, esses colarados exibidos... ;P

    ResponderExcluir
  3. Eh que gremistas não precisam ficar posando para fotos para serem reconhecidos fora do estado...
    Deveriam estar, como disse a Márcia, assando a carne ou tomando uma cerveja nos piquetes... que é muito mais interessante que virar modelo...

    ResponderExcluir