:::...Baita Chão News...:::: Golpe de 29 de maio de 1846 - 166 anos da Vila de Uruguaiana
Alegrete, Centro do Mundo,

29 de maio de 2012

Golpe de 29 de maio de 1846 - 166 anos da Vila de Uruguaiana

Na data de hoje o povo baitachaozense comemora uma das maiores vitórias sobre a F.U.D.I.D.A (força uruguaianense de invasão do Alegrete) que ocorreu no dia 29 de maio de 1846, data da primeira tentativa de emancipação da vila de uruguaiana que até esta data era considerada 13°Sub-Distrito de Alegrete porém após o ato falho de tentarem se tornar independentes foram rebaixados a categoria de vila.
Foi o Capitão Carlos Alberto Ferreira  Torquato Ambrosio Oliveirao, vulgo CAFETAO que havia a pouco ingressado na B.A.R.B.A.R.I.D.A.D.E (Brigada Alegretense Revolucionária Blindada e Arregimentada de Responsabilidade) responsável pela dissolução dos grupos que tentavam se desvincilhar do Alegrete.
Corriam boatos na manhã de 29 de maio de 1846 que um grupo de baderneiros estavam premeditando um golpe militar contra o Alegrete e nisso a missão foi passada ao Sargento CAFETAO (que após esta vitória foi promovido a Capitão) de averiguar o que estava acontecendo. Para não criar muito alarde, CAFETAO juntou alguns de seus melhores homens e rumou ao então 13° Sub-Distrito de Alegrete para tentar descobrir o que estava acontecendo. Ao chegar lá deparou-se com um grupo de 269 cavalarianos armados que estavam prontos para partir para o Centro do Mundo ( afinal, o mundo não passa de uma porção de terra em volta do Alegrete). CAFETAO e seus homens não pensaram duas vezes e com apenas um simples relincho (que anos mais tarde foi usado no filme 300 como sendo rugido do Rei Leônidas, que na verdade é apenas um lembrete aos desavisados de que "Pra amansar essa eguada não precisa de ginete Basta apenas um relincho do cuiudo do Alegrete") conseguiu conter os fracos e temerosos separatistas de uruguaiana. Após contornar toda a situação CAFETAO destituiu o titulo de Sub-distrito e cunhou o nome de Vila De Uruguaiana.

Na foto podemos ver os 4 heróis que deram fim a 1° tentativa de emancipação da vila. Da esquerda para direita podemos ver: Cabo Eurico Dornelles, Sargento Carlos Alberto Ferreira  Torquato Ambrosio Oliveirao (CAFETAO), o Dr. Dagoberto Fonseca Damasceno (DR. D.FoDa)  e o soldado Aparicio Nunes Fagundes(Barba).


E apesar do atual slogan da vila dizer "uruguaiana vencerá", eles jamais deixaram de ser o flanco fraco da fronteira que o Alegrete precisa defender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário