:::...Baita Chão News...:::: EXTRA: Alegrete inaugura Usina Nuclear, totalmente "Flex Power".
Alegrete, Centro do Mundo,

15 de novembro de 2012

EXTRA: Alegrete inaugura Usina Nuclear, totalmente "Flex Power".

Usina nuclear "Atocha I", foi inaugurada no Baita Chão.

        Atocha I, é a primeira usina nuclear totalmente "Flex", (que usa urânio natural e/ou cocô di vaca enriquecido, como combustível) e tem 10.000 megawatts de potência. A conclusão do projeto, significa uma participação nuclear na geração de energia elétrica baitachãozense, que passará de 0% para 123,4%. 

        A construção da Atocha I, começou em 2008. Porém, erros no planejamento e sucessivas crises econômicas atrasaram as obras, que foram totalmente paralisadas em 2010. Mas, em 2011, o então presidente Erasmo Tremendão, decidiu retomar a construção da usina, prometendo gasto não superior a PA$ 400 bilhões de pilas. Apesar da promessa, o governo precisou desembolsar PA$ 800 bilhões para concluir as obras.

        A presidenta em exercício,  Preta-à-portê Mulazanni, inaugurou a obra e falou ao BCN:

     "Apesar da opinião pública ser contra a inauguração desta usina nuclear (visto que o povo preferia mil vezes a hidrelétrica que iria inundar a Vila de Uruguaiana), ficamos felizes que tenha sido feita desta forma. Assim podemos apresentar o projeto da hidrelétrica mais perto das próximas eleições, hihihihi..."

       Os técnicos da UNIPAMPA, garantem que a usina de Atocha I é extremamente segura e pode resistir até mesmo a um tsunami do Rio Ibirapuitã. Chupa, Japão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário